Não ingerir nada sólido durante as refeições: é assim que funciona a dieta líquida, tudo é substituído por chás, sopas, shakes, sucos, água e vitaminas. Assim, o regime alimentar ajuda a fazer um detox no organismo, melhora o funcionamento do intestino e também auxilia na perda de peso. Pois, as calorias são reduzidas.
O cardápio restrito pode causar perda de massa muscular e hipoglicemia. Então, para que o organismo não fique lento ou para que não ocorra uma carência nutricional. Ou seja, o indicado é que a dieta aconteça por no máximo cinco dias.
Dieta líquida emagrece? Como funciona
São seis refeições ao dia, além da ingestão de no mínimo 2,5 litros de água ou chá. Além disso, variar os sabores é uma dica valiosa para ajudar a aguentar a restrição: camomila, cavalinha, hibisco ou chá verde. Contudo, não há um plano específico. Pois, existe a versão focada apenas em sopas, outras apenas sucos batidos e aquelas que misturam diversos alimentos. Mas, apenas um profissional pode definir o melhor tipo para cada pessoa, além de quantos dias.
Benefícios
A dieta líquida pode ser uma solução para quem deseja emagrecer rápido, é possível eliminar até 2 kg em apenas dois dias. Mas, apesar do cardápio rígido, o regime também elimina as toxinas do corpo e mantém a disposição. Além disso, é de fácil adesão e estimula o consumo de frutas, verduras e legumes.
Desvantagens da dieta líquida
- Menos fibras
- Menos saciedade
- Possível ganho de peso ao fim do processo
- Perda de massa muscular
- Risco de gastrite
- Flatulência
- Náusea
- Tontura
- Pressão baixa
Assim, a dieta líquida não é indicada para crianças, grávidas, lactantes, idosos, pessoas com problemas renais.
Segundo a nutricionista da Vitat, Livia Tanizaki, a dieta líquida pode levar à perda de peso inicialmente, mas ela não é sustentável a longo prazo e pode ter efeitos negativos sobre a saúde, como a perda de massa muscular e carência nutricional. “Portanto, sempre é recomendado buscar orientação profissional antes de iniciar qualquer tipo de dieta restritiva e considerar uma abordagem mais equilibrada e saudável para o emagrecimento e a manutenção do peso”, afirma.
Sugestão de cardápio para a dieta líquida
Café da manhã
1 copo de iogurte (ou leite) desnatado batido com 2 porções de frutas (1 porção do grupo vermelho ou laranja e 1 porção do grupo roxo) e 2 col. (sopa) de aveia ou granola
Lanche
1 copo de suco ou mingau com 2 porções de frutas (1 porção do grupo verde e 1 do grupo branco)
Almoço e jantar
2 conchas de sopa batida
Lanche
1 copo de iogurte (ou leite) desnatado ou 2 col. (sopa) de leite em pó ou albumina (suplemento nutricional de proteína) batido com 1 porção de frutas (qualquer grupo) 1 frasco de leite fermentado (tipo Yakult)
Ceia
1 copo de iogurte desnatado ou de iogurte light de frutas
0 Comentários