Dicas de Como Otimizar seus Treinos

 

Muitas pessoas começam a fazer musculação em busca de uma vida mais ativa e saudável. No entanto, não podemos negar que existe uma grande parcela de pessoas que treinam para alcançar um corpo mais bonito e dar uma levantada na autoestima.

Quem se exercita para ganhar músculos sabe que, depois de algum tempo treinando, parece que o corpo fica estagnado em um determinado ponto, como se os treinos não fizessem mais efeito. Se você deseja alcançar resultados melhores na academia, saiba que veio ao texto certo. A seguir, listaremos algumas dicas de musculação para você otimizar seus treinos e continuar evoluindo.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

1. Capriche na execução dos movimentos

Muitas pessoas acreditam erroneamente que a quantidade de repetições é o que faz diferença no treino. Na verdade, o fortalecimento muscular está mais ligado à força imposta durante os exercícios e à execução correta dos movimentos. Isso significa que é muito melhor fazer 10 repetições bem-feitas que 15 repetições feitas depressa e de qualquer jeito.

Além de não ajudar no crescimento dos músculos, movimentos mal executados podem gerar lesões nos músculos, tendões, articulações e ligamentos, de maneira que não só o resultado esperado não será alcançado, como também podem fazer com que o praticante tenham que interromper o treinamento e por vezes até se submeter a processos cirúrgicos em decorrência de lesão. Portanto, antes de fazer qualquer tipo de exercício, pergunte ao instrutor como ele deve ser feito e certifique-se de executar o movimento corretamente até o fim das repetições.

2. Jamais substitua os alimentos por suplementos

Como o próprio nome já sugere, a suplementação serve apenas para complementar a alimentação. Portanto, os suplementos jamais devem ser usados para substituir refeições. Ninguém consegue viver apenas de suplementos, acredite!

É sempre mais interessante, e também mais prazeroso, adquirir os nutrientes de que você precisa direto da fonte. Escolha alimentos de qualidade e reforce a sua alimentação com a suplementação — sempre com a supervisão de um médico ou nutricionista. Em pouco tempo, você vai conseguir notar a diferença.

3. Lembre-se de respirar

A respiração é muito importante durante a prática de atividades físicas. Um erro muito comum entre as pessoas que treinam pesado é prender a respiração na hora de executar um movimento mais difícil. Esse mau hábito pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar o coração.

O ideal é soltar o ar durante o momento de maior tensão (ou seja, durante a contração muscular) e inspirar quando o músculo estiver relaxado, sem prender o ar em nenhum momento. Seguir a respiração também é uma ótima maneira de garantir que os movimentos não serão executados rapidamente, como já citamos acima.

4. Descanse após musculação

Nenhum treino de musculação ou até mesmo atividades aeróbicas têm um bom rendimento se você não fizer um tempo de descanso compatível com o tempo de esforço. A fadiga muscular é um dos fatores que mais atrapalham na hora de alcançar resultados.

Quem treina pesado precisa ter uma boa noite de sono, pois é durante o sono que o hormônio de crescimento, também conhecido como GH, atua nos tecidos e ajuda no crescimento muscular. Portanto, nada de treinar até a exaustão, esteja sempre disposto e descansado para o seu próximo treino.

Temos certeza de que, seguindo todas as nossas dicas de musculação, você vai conseguir alcançar os seus objetivos. Não se esqueça, é claro, de contar com a ajuda de um bom profissional de educação física para acompanhar o seu desenvolvimento e ajudá-lo a executar os exercícios da maneira correta.

Gostou das nossas dicas? Quer ler mais textos sobre exercícios físicos e bem-estar? Então assine já a nossa newsletter e receba periodicamente mais artigos como este.

Enviar um comentário

0 Comentários