Musculação para iniciantes

 

Musculação para iniciantes: dicas para você iniciar um treino seguro

Manter uma rotina de exercícios em seu dia a dia é essencial para uma vida com muito mais qualidade e bem estar.  A musculação auxilia em diversos aspectos para a saúde física e mental, mas se você é iniciante, muitas dúvidas podem surgir, não é mesmo?!  Pensando nisso, preparamos um guia com dicas que você precisa saber para iniciar um treino seguro e manter a dedicação, disciplina e foco. Vem conferir!

Tire todas as suas dúvidas

O início de qualquer atividade na vida gera dúvidas e expectativas, e com a musculação não é diferente. Esse início será rodeado de questionamentos e anseios, por isso eduque-se, confira todas as informações necessárias com o seu preparador físico para que o trabalho seja aproveitado da melhor forma possível, pesquisee busque orientações com nutricionistas e médicos especialistas para conhecer todos os benefícios dos treinos e dietas específicas para os seus objetivos, além é claro, de manter os exames de check-up sempre em dia.

Foque na boa execução e qualidade dos treinos

Você já deve ter ouvido aquele dito popular que diz: “qualidade é melhor que quantidade”. Esse é um princípio que você precisa ter em mente ao começar seus treinos. Tenha em mente que a sugestão de séries passada pelo seu instruir tem como foco o aperfeiçoamento linear e gradual, priorizando a execução com alta qualidadee não em alta quantidade. Esse é um princípio que vale para todos os aspectos do treino, dentre eles repetições, séries, exercícios, por exemplo.

E não esqueça: sempre que notar sobrecarga de pesoou outro fator que impeça a execução com qualidade, diminuía o ritmo, aperfeiçoe os movimentos e garanta um exercício ainda mais seguro para você.

Aumente a carga gradualmente

Nesse início, seu instrutor te recomendará pesos mais leves para seu corpo se adaptar gradualmente à nova rotina. Ainda que você tenha a expectativa pela utilização de pesos mais robustos, lembre-se de que aumentar rapidamente as cargas pode gerar diversos danos ao organismo, como rupturas de vasos sanguíneos, câimbras, lesões nos ligamentos e dores musculares, por exemplo. Por isso é necessário que sua rotina de treinos apresente evoluções progressivas e que proporcionarão um resultado mais eficaz e duradouro.

Evite atalhos em sua rotina

Como vimos até aqui, a evolução na musculação ocorre de forma gradativa, por isso evite atalhos que podem gerar frustrações em seu objetivo. Respeite seu tempo e a adaptação de seu organismo para avançar em outros níveis, evitando lesões, estresse e acompanhando sua evolução com muito mais êxito, sem prejudicar os tecidos musculares e sua saúde. Além disso, substâncias e produtos alimentícios que prometem efeitos milagrosos também devem ser evitados. Não esqueça de que o treinamento deve ser realizado em conjunto com dieta prescrita por um nutrólogo ou nutricionista de sua confiança, combinado?!

Não deixe de cuidar da alimentação

A alimentação também é um ponto que merece a sua atenção para um treino muito mais efetivo. Independente do objetivo, aposte em uma alimentação rica com as melhores proteínas para o fortalecimento dos músculos. Alimentos como ovos, leite, peito de frango, peixes com baixa taxa de gordura, carnes vermelhas magras, tofu, quinoa e sementes de chia são excelentes fontes de proteínas. Além disso, fontes de boas gorduras como abacate, salmão, nozes, linhaça e pasta de amendoim são ótimas para quem deseja ganhar massa muscular. Já para quem deseja emagrecer, o ideal é apostar em alimentos funcionais, ou seja, que priorizem o bem-estar do corpo, te mantenha em saciedade por muito mais tempo e que contribuam para o sucesso dos treinos, como grão de bico, leites vegetais, batata doce, aveia sem açúcar e frutas diuréticas, dentre elas o abacaxi e melancia e ovos.

Já para quem pretende treinar em jejum, recomenda-se que seja realizada avaliação médica, uma vez que cada organismo apresenta necessidades e características específicas, principalmente para quem está começando a treinar e necessita adaptar o corpo nessa nova fase. Geralmente essa é uma prática muito recorrente em quem deseja utilizar a gordura como fonte de energia e perda de pesoe tem ganhado muitos adeptos.  E não esqueça: dietas, melhores horários para se alimentar e alimentos mais adequados para os seus objetivos devem ser orientados de acordo com o auxílio de profissionais habilitados, combinado?

 E aí, curtiu as nossas dicas?! Comece devagar e siga orientações de profissionais. Assim você evitará erros e vai garantir uma evolução sempre constante em seus exercícios. 

Enviar um comentário

0 Comentários